domingo, 26 de fevereiro de 2012

Como tudo começou...

Queria começar este blog dizendo como me apaixonei pela Índia e como me sinto essa cidadã do mundo. Antes de ter uma nacionalidade, um gênero, eu sou um ser humano complexo (e bota complexo nisso), costumo dizer as pessoas que nunca tentem me entender, mas que se puderem tentar aceitar minhas loucuras e gostar de mim seria maravilhoso. 

Começo a minha história dizendo que sou Alice e exatamente como a personagem da história de Lewis Carrol, sou uma sonhadora inveterada, que parte do tempo estou aqui, parte estou lá, no meu país das maravilhas, e sou feliz assim, meio moleca, meio mulher, e o céu não é o limite. 

A Índia entrou na minha vida por causa de algumas músicas e danças, sou uma curiosa e apaixonada pela arte que é contar histórias através de movimentos e expressões. Amo a dança desde pequena, fiz todos os tipos de dança e acho que esse amor me leva a muitos lugares que eu nunca estive e que acabo querendo estar e descobrir novas culturas, costumes, comidas e enfim, tudo. 

Então comecei a ver alguns videos no youtube sobre dança indiana e, na mesma época, alguns ritmos africanos também. Logo em seguida, lançaram a novela Caminho das Índias, que foi aquela febre. Todos ficaram sedentos de informação, querendo saber mais sobre o povo indiano e sua cultura. Diversos indianos começaram a adicionar brasileiros em redes sociais pela internet e nessa descoberta desse novo mundo me vi completamente envolvida por todas aquelas cores, ritmos e expressões suaves e fortes dos atores de Bollywood. Uma certa inocência com charme que me fez refém e desde então não parei mais. 

Sou bibliotecária e aproveitei o momento para fazer um projeto, na escola em que estagiava, onde eu pudesse falar dessa paixão, e foi um sucesso, virei a tia da Índia e adorava tal status. O filme que passei para as crianças foi um pedaço de Saawariya, filme que meu noivo, Márcio, havia baixado na internet e que foi também meu primeiro filme. Mais tarde descobri que o filme foi um fracasso na Índia e que todo mundo detesta, mas eu gosto, pela importância que ele teve no meu processo de conhecer Bollywood.



Para que tudo fosse bem real e palpável para as crianças mostrei filmes, danças clássicas e atrizes brasileiras que faziam sucesso lá e no final do projeto eu tinha mais de 50 alunos querendo fazer uma apresentação de dança e... ela aconteceu... foi lindo.... a música na época não poderia ser outra senão... kjara re, cantada por Alisha Chinai.


Nessa época montei uma coregrafia que mais tarde fui saber que não tinha nada de indiana... apenas alguns passos inspirados no clipe musical do filme Bunty aur Babli... hehehe.


Comecei a fazer workshops de dança indiana e eu já sabia que não tinha volta. Conheci uma dançarina indiana maravilhosa e tive o prazer de dançar meus primeiros passos de dança indiana... te adoro Manisha  Chauhan. 


A dança indiana é a junção de tudo que é lindo... olhares, gestos, alegria, leveza e charme... toques que batem ritmados com o coração... sons que só instrumentos de lá sabem fazer... enfim... agora faço algumas apresentações, apesar de não ser dançarina de fato, vou com a cara e a coragem... na paixão, e é sempre um acontecimento.


O mais importante de tudo é aprender a respeitar as diferenças, e saber que cada um tem seu jeito, seu credo, sua maneira de ver a vida e isso de forma alguma nos distancia, pelo contrário, nos aproxima e nos ensina a viver.


Depois que você é fisgado pela arte, você nunca mais é o mesmo. Eu sou mais feliz hoje porque tive a oportunidade de dançar músicas indianas que amava e hoje tenho aulas com a maravilhosa Ana Paiva, que dança lindamente as músicas clássicas e arrasa no Bollywood dance. 


Como sou multifacetada, isso não pára por ai, agora estou fazendo dança do ventre também... mas isso é outra história.


17 comentários:

  1. Alice linda, que texto mais gostoso de ler! Não imaginava que a sua história com a Índia fosse tão interessante. Adoro crianças e gostaria de ter visto o modo como você as introduziu à alegria bollywoodiana, alegria esta que uniu o nosso próprio grupo, a QCINB.

    Depois deste início promissor, não tenho como não ficar feliz por tê-la aqui no mundo blogueiro. Acredito que iremos compartilhar muitas coisas boas. Apenas discutir a semana que estamos planejando já está nos proporcionando tantas descobertas e aumentando curiosidades, não? Vai ser ainda melhor.

    Seja bem-vinda!

    Ps: a Ana é tão linda, gosto tanto dela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carol, por todo carinho e com certeza vamos discutir muita coisa bacana aqui...Beijosss

      Excluir
  2. Alice,eu tb amos tudo que se refere a India e fiquei feliz de ver o inicio do seu blog.
    eu adoraria estudar sobre eles tb mas é mais dificil em virtude da minha familia.mas eu amo esse país com meu,então fico feliz comtodos que curtem esse momento indiano...parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom encontrar pessoas com essa mesma paixão...obrigada pela mensagem...espero ver você sempre por aqui...Abraços

      Excluir
  3. Parabéns amor...o blog está lindo...assim como vc...o texto está maravilhoso, nota-se a paixão com que foi feito, assim como tudo o que vc faz...estou esperando pelos próximos...bjs...te amo muitão!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Alice ficou muito lindo amei cada palavra e vi muito sentimento nisso achei especial assim como você
    Beijos amiga querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana minha flor...tudo que eu faço eu coloco muito amor e tomara que vocês gostem e acompanhem sempre...Beijossss

      Excluir
  5. Que lindo Texto Alice!

    Tenho certeza que teremos muitos textos bons por aqui, você é muito especial e apaixonada pelo que faz!

    Boas energias para a nova blogueira!! \o/

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostouuuu!!!! Você tbm é uma pessoa muito especial...que as boas energias sempre estejam com todas nós...sempre...beijo grande

      Excluir
  6. Lindo texto, Alice!

    Ficou lindo, dá para perceber a sua paixão e dedicação!
    Parabéns, pelas danças, pelo texto, pelo blog.
    Muita energia positiva para a nova blogueira! \o/

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Jô minha guru...te adoro...que bom que está por aqui tbm,você sempre me passa essa energia boa...obrigada...beijos

      Excluir
  7. Eu sabia que ia adorar ler o post. E adorei. Alice, você já tem um começo muito luminoso aqui no mundo bloguístico. Achei tão, tão bonitinha a atividade com as crianças e Bollywood! Imagina como deve ter sido divertido?! Eu também queria uma "tia da Índia" assim!

    Ansiosa pelo que vem pela frente desse lindo começo. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito importante pra mim saber que gostou...as crianças adoraram mais eu amei...foi muito divertido...eu estou ansiosa para escrever...espero que continuem por aqui...Beijos

      Excluir
  8. Que delícia de texto! Eu como professora amei seu "começo" no mundo indiano. Acredito que cada uma de nós temos um começo particular e que bom que isso nos levou a esse encontro virtual. Você é uma pessoa que brilha por si só...amei seu blog! Bjos linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cinema indiano me trouxe muita coisa boa em seus filmes, muita emoção e alegria mas o que me trouxe de mais lindo foi o QCINB, a comunidade com certeza foi o maior presente, porque ele é repleto de pessoas queridas como você...S2...Beijos

      Excluir
  9. Oi Alice,

    O Rohit me falou de ti e eu vi que tu tinhas me adicionado no facebook... Eu te peço desculpas, mas aquele é meu perfil particular. Tenho um específico pro meu blog e pras amigas blogueiras indo-brazileiras... =)

    Gostei de ver teu blog e quero dizer que eu também gosto do Saawariya mesmo que ninguém goste dele...

    =D

    ResponderExcluir