quinta-feira, 1 de março de 2012

Então porque o PRECONCEITO?!








Você já assistiu a um filme indiano? Você sabe o que é Bollywood?
Então porque o PRECONCEITO?!

Uma definição rápida para quem está conhecendo agora.

Bollywood é o nome dado à indústria de cinema de língua hindi, a maior indústria de cinema indiana em termos de lucros e popularidade a nível nacional e internacional. O nome Bollywood surge da fusão de Bombaim (antigo nome de Mumbai, cidade onde se concentra esta indústria), e de Hollywood (nome dado à indústria cinematográfica americana). Contudo este nome é usado por vezes para designar todo cinema indiano o que se trata de uma utilização incorreta.

Minha definição seria que não só Bollywood, como todas as indústrias cinematográficas da Índia, tem por objetivo entreter seu próprio povo, e é o que eu acho mais fantástico, porque não há pretensões de agradar o resto do mundo (apesar de o fazerem), eles são autênticos, são eles mesmos, ame-os ou odeie-os.

Os filmes têm todas as emoções humanas elevada ao último grau, os amores são intensos e em quase 100% dos filmes não há beijos na boca e, sinceramente, nem precisam, o que há é um delicioso flerte que começa no olhar, no toque de mão, no cheiro no pescoço, num abraço e, acreditem se quiserem, passam mais verdade que qualquer destes filmes cheios de pegação de Hollywood.

Descobri o que era drama depois de ver os filmes indianos que conseguem te tocar e te emocionar de tal forma que você vicia. E nem falei de como mostram felicidade... é algo tão bacana e cheio de cor... cheio de vida... é maravilhoso, dá uma vontade louca de entrar no filme e dançar, sorrir e cantar junto... é perfeito!

O cinema indiano é essa mistura de temperos que resulta nos melhores filmes que já vi na vida.

Porém, todos que escutam falar, em um primeiro momento, sobre os filmes indianos ficam com aquela pulga atrás da orelha por causa do desconhecido e aí rola certa resistência e, até mesmo, um PRECONCEITO... as frases que eu mais escuto são:

__ Ah mas são 3 horas...não dá!
__ Hiii...vai ter dancinha? ....aff
__Odeio filme legendado... não tem dublado?
__Nossa! Mas que gente mais esquisita!

E depois que assistem  ficam encantados com as boas histórias, os romances intensos, o colorido, a magia e a música, que faz com que as horas passem rápido e quando termina o que se percebe é uma obra de arte feita para pessoas que gostam mesmo de cinema. 

Acho que deixar o preconceito de lado é o primeiro passo para curtimos o que a vida tem a oferecer.  Isso não só para filmes e estilos musicais, é principalmente para pessoas, e conhecer antes de qualquer julgamento é muito importante.

TODAS as pessoas que se permitiram ver um filme indiano através de mim, amaram. Mas continua sendo um grande desafio devido a cabeça fechada de muitas pessoas, do medo do desconhecido, da idéia de que “já tem filme dos EUA aqui, então já está bom”..aff.

Encerro esse papo cabeça sobre preconceito dizendo que graças a Deus minha família me ensinou muitos valores e o mais bacana deles e o que vou certamente ensinar aos meus futuros filhos será respeitar as diferenças e a não ter preconceito com nada, nunca julgar, se eu tenho algo de construtivo a dizer eu digo, se não tenho, nem falo, porque acho que cada um tem seu direito de escolha, seja ela qual for... religião, sexo, roupas, filmes e etc...

“O preconceito é o analfabetismo da alma”
(Vinicius Kairalla)

“Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”.
(Albert Einstein)

7 comentários:

  1. amei essa sinopse que vc deixou aqui,se todos assistissem primeiro não haveria preconceito contra o cinema indiano.
    vamos lá e venhamos cá ele tem mais historias que hollywwod tem mais emoção nos filmes.
    valew mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade...o difícil é convencer o povo de ver o primeiro e se deixar apaixonar...as coisas estão mudando, acho que pelo andar da caruagem logo todo mundo vai estar vendo Bollywood e sendo feliz! Obrigada pela visita! Beijos

      Excluir
  2. Alice, amei a maneira clara e direta como você abordou o assunto...eu, como fã declarada e, as vezes, até chata de Bolly, comecei assim, com nariz torcido, não por preconceito, porque tinha lido uma crítica muito boa sobre Jhodaa Akbar e fiquei muito curiosa, mas sim, pelo tamanho e pelo tempo do filme...e fui, com a cara e a coragem...enfrentei mais de 3 horas de filme...e me vi tão imensamente tomada de amor, que, quando acabou, o primeiro pensamento foi: já!!!!!...como assim, já acabou!!!!...Simplesmente não vi passar o tempo, porque é tudo tão lindo, as cores, as músicas, os atores e atrizes, as danças, que, quando acaba o 1º, você já está viciada. E tem sido assim desde então. Amo o cinema indiano, telugu, hurdu, e todos os outros circunvizinhos, porque me encanta o tratamento que eles dão ao amor, aos valores familiares, à amizade, e sobretudo, à cultura indiana.
    E mais ainda, me fez conhecer pessoas maravilhosas, como você, a Sara, a Renata Flores, a Rosely Tuca. E me apresentou SRK, meu amor incondicional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi minha sensação em Jodha Akbar tbm e muitos outros...pensei uai já acabou...quero maisssss. Eu sempre falo isso e não me canso de dizer que o cinema indiano me trouxe muita coisa boa, emoções e core mas o mais lindo que ele me trouxe foram amigos que nem você...te amo...miss you. Fiquei com vontade ver Jodha Akbar de novo...culpa sua...hehehe. Beijos querida, volte sempre!

      Excluir
  3. Eu também AMO Bolly, acho tudo maravilhoso!Tudo colorido, e particularmente, também prefiro mil vezes o romance em filmes indianos do que Hollywoodianos.A questão é que é sempre muito difícil de achar entao, se voce puder me indicar sites onde eu posso assistir, ou só me dizer os filmes que voce recomenda,eu adoraria!
    --Ana

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana,

    Eu faço parte de uma comunidade chamada Quero Cinema Indiano no Brasil no orkut ainda, alias só tenho o orkut por conta dessa comunidade. Lá tem muitos filmes, acredito que mais de 400 legendados em português. Todos os filmes que estavam em RMVB em muitos sites foram excluídos então só permanecem os que estão em torrent. Posso te recomendar vários mas seria mais fácil se me adicionasse se assim desejar, é claro.
    http://www.facebook.com/alice.b.gomes.96

    De pronto vou recomendar... Jodha Akbar (romance histórico)
    Vivah (romance água com açúcar)
    Jab we met (romance maravilhoso bem leve e divertido)
    Veer Zaara (Romance Drama)
    Umrao jaan (Romance Drama)
    Taare zameen par(drama social premiadíssimo)
    3 idiots(comedia com drama social)

    são tantos filmes...poderia ficar aqui pra sempre citando...hehehe




    ResponderExcluir
  5. Os filmes indianos são uma bosta,é uma merda ,preconceito porra nenhuma aquilo é ruim e pronto.9 horas de filmes só tem dança e merdas da cultura indiana

    ResponderExcluir