domingo, 6 de maio de 2012

CASAMENTO ARRANJADO OU POR AMOR?

CASAMENTO ARRANJADO OU POR AMOR?

Todas as vezes que converso com indianos, eles falam sobre seus futuros casamentos e o quanto a tradição e a cultura é importante. Eu percebo uma confusão neles, sobre o que é certo ou errado e várias vezes fui questionada sobre o que eu achava sobre esse assunto.

Eu, logicamente, defendo e sempre defendi o casamento por amor, que é o convencional para nós ocidentais, em que você escolhe seu parceiro ou sua parceira e que esse sentimento normalmente te leva ao casamento oficial com papéis e igreja (às vezes nem o papel é necessário para unir as pessoas), enfim, o que faz um casamento feliz aqui é justamente quanto amor existe nesse casal e se ele é forte para vencer o cotidiano e tudo mais, já que o casamento aqui apenas oficializa a união, pois todo o romance e relação de fato são concretizados antes ou bem antes do casamento, na verdade é uma afirmação de que por mais que pudesse ficar com todas as pessoas que me interessassem, ter essa liberdade de escolha, "eu quero ficar só com essa"...assim se faz o laço por amor. 



O casamento arranjado é muito defendido lá na Índia pelo argumento de que os pais são as melhores pessoas para escolherem as melhores parceiras (os) para seus filhos e que o casamento dos pais acaba sendo um bom exemplo de casamento arranjado. Que a sabedoria e a experiência dos pais vão garantir que eles serão felizes e construirão um casamento bem sucedido, acreditando com convicção que o amor vai nascer depois do casamento. O que notei de noivas em casamentos da Índia de parentes de amigos...a noiva se mantem de cabeça baixa com um certo ar de tristeza, afinal está deixando a casa dos pais tendo que se adaptar a outra família e casando com um estranho, o ar de certa tristeza é totalmente compreensivo.



Agora, exposta as opiniões sobre os tipos de casamento, não disse o que eu tenho visto ou presenciado com respeito aos problemas implícitos nos dois tipos de casamento. O casamento por amor mesmo tendo cada um o direito de escolher seu parceiro, visto pelos exemplos brasileiros, não estão sendo muito duradouros. A impressão que fica é que os casais ultimamente tem construído seus relacionamentos sem base forte e sólida, na verdade estão bem superficiais e aparentemente se cansam do status de casado, afinal, estão no país das festas e das facilidades e, por isso, estar comprometido atrapalha um pouco. 



O casamento arranjado me causa um certo repudio, primeiro porque penso que aquele jovem casal está sendo ligado por conveniência, meio que de forma forçada para manter a tradição, para a reprodução de forma meio fria e calculada. E se o homem for violento? E se a mulher tiver más intenções, ou já tiver um amor escondido com outro rapaz? Tudo isso pode acontecer e aí o que está feito, está feito. E segundo a religião Hindu, que é a da maioria dos indianos, o casamento une tal casal por 7 vidas, e vocês imaginem a cabeça de uma mulher que não é amada e que sofre alguma opressão imaginar que terá esse destino por 7 vidas...é muito triste, é motivo para sofrer por antecipação. Alguns amigos que viajaram para Índia se mostraram surpresos pelo preconceito com a mulher e os rostos das donas de casa super pintadas e cheias de "balangandãs", na verdade, escondem uma certa tristeza. Espero ir até lá um dia...quem sabe consigo uma abertura para conhecê-las e entendê-las.
Eu tenho um conceito de casamento arranjado como algo triste e sem sentimentos mas essa semana conversando com um senhor indiano sobre casamento me fez pensar que pode ser algo que dê certo sim...

Eu: __O senhor é hindu?
Ele:__ simeu: __Que bom...então estará junto com sua linda esposa por 7 vidas.
Ele:__ Se os deuses permitirem quero estar com ela não só sete vidas, mas todas as minhas vidas.
eu:__ O seu casamento foi arranjado ou por amor?
Ele:__ Foi arranjado antes do casório e agora é por amor.


Vale a pena ressaltar que existem casamentos por amor na Índia e cada dia mais e que independente de ser por amor ou arranjado, o que determina se um casamento vai ser bem sucedido é o casal, o respeito e os sentimentos que se colocam ali, a determinação para fazer dar certo.

Depois de escutar os dois lados eu queria saber de vocês, leitores do blog, se teriam coragem de encarar um relacionamento arranjado ou se são mesmo a favor do casamento por amor...quais os pós e os contras na opinião de vocês?

E QUE TODOS OS CASAMENTOS SEJAM FELIZES, INDEPENDENTE DE COMO COMECEM...QUE NUNCA TERMINEM E QUE SEJAM VERDADEIROS...S2




13 comentários:

  1. Alice...

    Do meu ponto de vista, casamento arranjado ou não, se tiver que dar certo, dará. Porque amando ou não, a coisa mais difícil que o ser humano precisa aprender é como conviver com outra pessoa.Como dividir o mesmo espaço e até pensamentos. Creio que não existe nada mais desafiador.Acho que para dar certo é necessário no mínimo amizade entre o casal. Mas nós ocidentais não somos criados para esse tipo de casamento, diferente deles que estão preparados e aceitam essa tradição. Ou talvez apenas se submetam à ela.É assim e pronto! Talvez seja mais cômodo seguir a tradição que lutar contra ela. Está muito arraigado. Levará muito tempo ainda para que haja mudanças significativas.

    ResponderExcluir
  2. Sou uma menina brasileira, e vivo esse pesadêlo.
    Em 2009 mantive meu promeiro contacto com um menino Indiano, via internet " ORKUT "
    Surgiu uma paixão avassaladora entre dois adolesccentes, tão diferentes em tudo ... " CULTURA "
    Vivi intensamente esse conto de fadas... até aparecer mais dois outros indianos, no mesmo ano.
    Mantenho uma linda amizade por os tres. Amei de verdade o primeiro, desse eu sei que nunca irei esquecer. Mas, um deles casou em 2011, sofri horrores por ele, a dor que ele sentia era intensa demais... abrir mão de sua escolha pra seguir a tradição da sua cultura. Ele partilha tudo do mundo indiano comigo, e sempre me fala que não é feliz com a vida de casado, e o sonho de vir para o Brasil e passar o resto da vida ao meu lado é um fato que não sai da cabeça dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...obrigada por ler meu blog e contar sua história que é mais comum do que você imagina, conheço muitas meninas vivendo a mesma situação...eles preferem seguir a vontade dos pais, tem uma preocupação com o status deles na comunidade em que vivem. Muitas mulheres foram para a Índia nos últimos anos e chegando lá acabaram tendo que pedir ajuda ao consulado para voltar porque os rapazes acabavam tendo a aventura amorosa e obedecendo aos pais acabavam casando com uma indiana...a vida deles está mesmo em torno da família deles...o consulado chama até de síndrome do Raj. Eu vou ficar na torcida para que sua história termine feliz...e que ninguém sofra pois agora tem a vida de uma indiana que não pode voltar pra casa dos pais dela, que é dependente dele né... um grande abraço.

      Excluir
  3. Hoje, com a liberdade que temos de escolher, eu com certeza nao casaria por obrigaçao(arranjado); mas eu conheco muitas historias de casamentos indianos em que os casais sao felizes de verdade. Fora que, se a tristeza da esposa está em ser submissa, ou em acatar formas de preconceito contra ela; nao é por causa do casamento, elas já sao tratadas assim, e parecem ser felizes aceitando isso.Infelizmente..

    ResponderExcluir
  4. Quando meus amigos brasileiros chegaram na Índia, todos sem exceção falaram da notória tristeza nas mulheres nas portas das casas, as meninas não tinham sorrisos abertos e pareciam tristes e depois dos últimos acontecimentos e de ver alguns jornais de lá...penso que felicidade é algo relativo... nem sei até que ponto podemos dizer que são felizes na maneira delas no país mais machista do mundo e nem sei o que falar de nos mesmas não é?!...nossa aparente felicidade sem tantas pressões mas ainda sim ganhamos menos que os homens de mesmo cargo, existe muita violência contra a mulher e meu estado é o que mais morre mulheres por motivos passionais enfim voltando ao casamento acho que tendo amor antes ou depois dele não determina que sejam felizes, o casamento feliz e bom é aquele que funciona como diria um sábio senhor indiano meu amigo.

    ResponderExcluir
  5. EU ESTOU VIVENDO ISSO AGORA,ME APAIXONEI POR UM INDIANO ELE DIZ QUE VEM PARA MEU PAÍS QUE EU TENHO QUE TER UM POUCO DE PACIÊNCIA QUE ELE VAI CONVERSA COM A FAMILIA DELE,MAS AGORA DEPOIS DE OUVIR ESSES DEPOIMENTO ESTOU SENTINDO QUE NÃO VAI DAR CERTO,SEI QUE VOU SOFRE MUITO POR CAUSA DESSE AMOR MAS E MELHOR TERMINA AGORA,OBRIGADO POR MOSTRA COMO FUNCIONA AS TRADIÇÕES INDIANAS ASSIM ELES NÃO ENGANAM NOS.
    BJS E PARABÉNS PELO BLOG!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, existem casos que deram certo mas são pouquíssimos, muitas vezes eles querem vir ao Brasil para sair da vida miserável deles na Índia, e eu não estou falando só de pobreza de dinheiro não, eu falo de preconceito, de tradições que oprimem e porque sabem que o Brasil é o país da moda agora financeiramente falando e todo mundo quer vir, inclusive tem gente até comprando noivas, pagando para poder ter visto permanente aqui...imagina. Eu acho que primeiro você deve avaliar bem se isso que você tem é verdadeiro e se vale a pena ou não o risco, conheço muitas mulheres que levaram golpes então nada de mandar dinheiro, nada de fazer besteira de querer ir pra lá porque pode virar sim um numero nas estatísticas de brasileiras que fazem tudo por amor e que quebram a cara, ainda mais num país que vê estrangeiras como mulheres fáceis e a possibilidade de violência de todo tipo é muito grande, além da comida e tudo mais. Acho que é bom ficar esperta, não se deixe enganar mesmo...um grande beijo, obrigada por comentar no meu blog.

      Excluir
    2. Eu estou vivendo uma linda história de amor com um indiano que não vive na Ìndia, pelo fb. Mas ele é muito sincero disse que me ama, mas ele é casado e tem filho. Mas nós estamos programando de nos entrarmos em um outro País. Está tudo combinado vou visitar meus parentes no Líbano e nos encontraremos nos UAE. Mesmo nos amando muito já está definido que nos encontraremos e viveremos esse amor por 48 horas depois nós dois sabemos que é uma relação sem futuro. Não sei como isso tudo vai terminar. Mas espero que essas 48 horas sejam as melhores horas da minha vida e se Deus quiser da vida dele também.

      Excluir
  6. Bom, eu sou brasileira e de certa maneira defendo a posição do casamento arranjado. No sentido de os pais apresentarem pretendentes ao filho(a) e este(a) se quiser, escolher. Se uma pessoa busca algo sério, por que não buscar um pretendente entre um filho de amigos de sua família, uma pessoa que você conhece e convive há anos e sabe se tem afinidades ou não, do que sair pra uma balada e querer em pouco tempo algo sério com um cara que mal viu antes?
    Isto vai muito também da visão das pessoas e do objetivo delas, o ocidente tem hoje ao mesmo tempo um paradoxo de amor romântico e cada vez menos compromissos nos laços afetivos.
    Acham que morar junto ou casar dá no mesmo, ou que casamento é só papel, quando não é, casamento é compromisso assinado e implica em maior responsabilidade e limitações, basta ver vários casais que moram anos juntos depois resolvem casar e logo se divorciam.
    Eu como entendo amor como algo que se constroi e não como sentimentos ( mesmo o amor entre pai e filho é construído dia a dia, ao longo de anos e de altos e baixos ), de certa forma também encaro o amor conjugal dessa maneira.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu estudo a Índia já faz alguns anos, começou por causa da musica, depois os filmes, danças, comecei a fazer roteiros para um possível viagem para lá e isso me fez estudar costumes e ler blogs enfim comecei a falar com indianos e a realidade do casamento arranjado é meio triste na minha opinião após ver tanto documentário. Apenas nas famílias ricas e com pais moderninhos mais cabeça aberta que dão a menina o privilegio de dizer se aceita ou não o casamento, eles se conhecem numa reunião de famílias e ela diz se quer o não, quase 100% não quer contrariar os pais e acaba dizendo sim mesmo que isso custe uma vida inteira com uma pessoa que ela pode ou não se apaixonar. Acredito na construção do amor a partir de um momento de olho no olho, de atração, de amizade enfim de algum momento em que sinta algo mesmo que no primeiro momento seja algo não intenso, não acredito em amor por obrigação do tipo que você constrói porque é a única opção que tem, é como dizer que podia ser qualquer homem, como se ele não tivesse que ser especial, apenas ser homem que o resto a gente faria, como por conveniência . Na índia eles buscam nos homens as famílias mais ricas e nas mulheres a de melhor dote ( que é proibido mais que ainda acontece) e mais religiosa, o casamento é um NEGOCIO e isso escutei deles, eles falam que com um dote se pode abrir um negocio, dependendo do casamento comprar um carro enfim é um negocio, além de ser bom para os rapazes poderem finalmente fazer sexo já que é proibido até beijo na boca antes de casar e o fato da Índia ter 40% de mulheres e 60% homens, as mulheres são um artigo de luxo inclusive vi uma reportagem de uma mulher que o marido a dividi com todos os 5 irmãos...é tosco e grotesco mais é verdade.
    Nas vilas o agravante do casamento arranjado é a idade, alguns casam suas filhas crianças com adultos por dinheiro, eu estou falando em 10 anos, algumas viram prostitutas aos 9 anos porque as mães acham mais rentável que um casamento só, isso se elas sobrevivem ao aborto pois quando as famílias principalmente as de vilas descobrem que a gravidez é de menina elas abortam ou matam quando nasci, porque uma filha é considerada um peso, por ter que juntar dote por isso a diferença é tão grande entre homens e mulheres na Índia.
    Acho que não tem como prever qual lugar você vai encontrar a pessoa que vai ser seu parceiro para a vida toda, minha irmã tem uma família linda, uma filha e é casada com um rapaz que conheceu acredite se quiser em um Vital (carnaval fora de época aqui do ES) e hoje eles tem mais de 10 anos juntos. Tenho uma amiga que casou com um Irlandês que conheceu na internet, ele veio ao Brasil e se casou com ela e a levou para morar com ele na Irlanda. Seja balada, na internet ou em casa com amigos isso é impossível prever ou falar o que é mais fácil ou mais correto, o amor apenas acontece.

    Um grande abraço. Desculpe a demora em responder pois meu blog está meio parado, a vida está corrida, obrigada por escrever.

    ResponderExcluir
  9. ola eu conheci um indiano pelo orkut , ja faz 3 anos ,ele me pediu em casamento , mas eu sou casado no brasil , ele sempre disia que me amava muito ,e nao queria outra mulher . acontece que eu sou apaixonada por ele ,ele e formado em engenharia, e estava esperando que eu fosse conhece-lo ate dezembro do ano passado.
    eu disse que nao dava , mas neste ano agora ate novembro eu poderia ir . mas nao sei o que acontece com ele ,ele nao quer mais responder as minhas mensagens do orkut e nem atender o telefone , e estou preocupada com ele e com esta historia . Eu fico a me perguntar ,Sera que ele me ama de verdade ou mentiu pra mim , sera que ele arrumou uma noiva pelo facebook ou de outra forma e nao quer me falar ? Eu fico a pençar sera que ele morreu ? pois pra nao me responder o que sera que aconteceu ? E eu gosto muito dele , estou triste e abatida por causa disto. hoje deixei mais uma mensagen pra ele , eu so quero que ele me diga a verdade , que nao gosta mais de mim pra estar fazendo isto .

    ResponderExcluir
  10. Estou me relacionando com um indiano, a um ano pelo facebook, estamos muito apaixonados, sou divorciada e tenho um filho adolescente. A família dele não me aceita já arrumaram até uma noiva para ele, mas ele disse que não quer, que não vai se casar porque não podem obrigar , lembrando que ele não tem pai, pois já é falecido. Gostaria de saber se isso ajuda em alguma coisa, porque a mulher não tem grande peso ou influência na Índia. Ou se ele continua submisso á família ( mãe ) mesmo na ausência do pai. O que poderá resultar ? Estaria ele um pouco livre pelo menos para decidir a vida dele?!

    ResponderExcluir