segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Semana Especial: Além de Bollywood


CINEMA REGIONAL

Eu e algumas amigas blogueiras, apaixonadas pelo cinema indiano, resolvemos nos unir para dar uma fugidinha de Bollywood e mostrar que a Índia tem muito mais do que sonha nossa vã filosofia. E para você que ainda não sabe do que eu estou falando, eu explico...o cinema indiano é muito mais que Bollywood, na verdade, cada região da Índia tem sua indústria cinematográfica e minha pretensão e pegar um filme de cada uma das principais industrias e mostrar pra vocês a essência de cada uma delas.

          Imagem retirada do http://cinemaindiano.blogspot.com.br/

Como podem ver no mapa, temos o cinema Bengali, Tollywood, Kollywood, cinema Malayalam, Sandalwood, Punjawood, cinema Marathi, que fica no mesmo local da grande indústria Bollywood, e o cinema independente. Existem muitas outras industrias como a Cinema Sindhi e Oriya mas são de acesso mais difícil a nós... se Bollywood as vezes é complicado achar o filme e legenda em inglês imaginem os regionais com industrias menores...é mesmo um desafio.

Há um tempo atrás me juntei a um projeto chamado "Além Bollywood" para justamente mostrar o que os cinemas regionais produzem e confesso que foi uma busca desesperada pelo campos floridos, saris e cheiros da Índia. O cinema regional não tem pretensão de fazer grandes hits e agradar todo mundo e nem tem a preocupação de parecer Hollywood e é justamente essa simplicidade que encanta, pois são indianos comuns, com cara de indianos, fazendo cinema para eles mesmos. 

Esse cinema regional costuma ter mais a cara da verdadeira Índia, com as danças tradicionais, com atrizes indianas que retratam mais seu povo, seus traços e sua cultura. Os filmes regionais em sua maioria se passam na Índia e essa mistura de temperos é que fazem destes filmes um sucesso em sua região. As músicas são maravilhosas e mesmo sem entender a letra você consegue sentir a melodia, essa beleza que não precisamos nem abrir os olhos para saber o quanto é fantástico. E, aos sons dos instrumentos tabla, sarod, cítara, tampura, sehani, harmônio e flauta, você pode viajar para cada cantinho peculiar da Índia. Essa semana é para quem quer abrir o coração e se deixar apaixonar pelo cinema indiano que não fala híndi e não tem orçamentos enormes, mas sim, Telugu, Malayalam, Bengali e todos esses dialetos e misturas que fazem da Índia esse universo mágico e colorido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário