segunda-feira, 19 de março de 2012

Quem sabe o valor de uma amizade levanta a mão!

                                                                   Dosti (Amizade)


Amizade é uma relação que nasce para ser perfeita, para não ter interesse e nem fim. Cresci com as frases do Pequeno Príncipe dizendo o quão importante é cativar e a responsabilidade que há nisso. E aprendi desde pequena a criar laços fortes independente de onde, de como, de quando e de porquês...todos os meus amigos são únicos, pessoas imprescindíveis para mim.






Eu converso à aproximadamente dois anos com indanos na internet e tive uma professora de dança indiana em um workshop que era a adorável Manisha Chauhan (unica indiana que conheço pessoalmente) e notei uma coisa bastante interessante no discurso de todos eles que era a importância da amizade, e deixam claro que o sentimento de afeto que a amizade proporciona é maior e mais importante que de repente a de um amor (homem/mulher). Achei lindo!!!! pensei que interessante modo de ver essa relação, a amizade é aquele laço totalmente desinteressado, que você pode levar para o resto da vida, que se julga eterno, e ate lembrei de um poema de Vinicius de Moraes que minhas amigas sempre mandavam pra mim quando era adolescente que diz:

"Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! A alguns deles não procuro, basta saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida...mas é delicioso que eu saiba e sinta que eu os adoro, embora não declare e os procure sempre... "


A valorização da amizade me encantou ao primeiro momento, os milhões de Scraps dizendo bom dia, boa tarde, boa noite em um milhão de línguas regionais indianas, e a determinação em me fazer sentir querida e da família eram de fato algo a se admirar ate perceber que os meninos lá são amigos de meninos, abraçam, fazem festa e as meninas parecem estar em outro mundo, como se houvesse um muro de Berlim separando tudo, e comecei a notar o quanto ele achavam que as mulheres deveriam ser lindas (como obrigação) e eles poderiam ser sujos e bagunçados por que eles podem, direito adquirido por ser homem. Lembrei do filme Sholay da amizade que não acaba e é retratada por dois homens que mesmo se interessando pela mesma moça, eles deixam ela pra lá, por afinal, eles são amigos e isso é o mais importante. A musica Yeh dosti diz bem isso que estou falando...amo essa musica.


Todo esse machismo começou a me incomodar apesar de não mudar meu comportamento e comecei a ver que AMIZADE é algo que não é uma coisa determinada pela cultura, o que existe é pessoas que sabem a importância da amizade e outras que não, seja lá qual for o país, o costumes e/ou a religião.




Eu aprendi nesses últimos anos que cada pessoa é uma, nada pode ser generalizado, fiz amigos no mundo todo, e os que se permitiram ser amigos estão próximos ate hoje e os que queriam apenas uma estrangeira brasileira no profile perderam uma grande oportunidade de ter uma amiga verdadeira. Eu olho meu profile as vezes e vejo mais de cem pessoas lá e acreditem se quiser, consigo me sentir só as vezes, e há dias que ninguém tem tempo nem para um oi (principalmente os da Índia) e quanto aos amigos para sempre, os que consideravam Dosti (amizade) a coisa mais importante que tudo da Índia, quase nenhum fala mais comigo, a novidade passou, e ter amiga brasileira não tem graça nenhuma, se não for um affair, sem algum interesse e o mito cai, e se sinto falta de um amigo hoje em dia, vou procurar por quem sabe o que a palavra Amizade significa seja ela qual língua for...e sinceramente os amigos mais verdadeiros que tenho falam o bom e velho português.



Agora meu momento nacionalista...hehehe...eu notei também que os amigos que fiz em todo Brasil são mais próximos porque só brasileiro sabe fazer carinho ate de longe, chorar e sorrir para uma tela e saber que do outro lado dela tem outra pessoa com coração, que amigo a gente não faz, a gente reconhece e que abraço é para todo mundo seja ela uma menina ou um menino, não há discriminação.
P.S. to chocada ate hoje quando os amigos indianos falaram que nunca abraçaram uma amiga. tst tst.


Hoje estou saudosista porque fui uma menina que brincou muito na rua, que tinha muitos amigos, que viajava com eles, que adotava a família de todo mundo, todo mundo era tio, tia, vó, vô... saudade dessa amizade que é pra sempre no meu coração. Perdi recentemente um amigo indiano muito próximo que me mandou o seguinte poema um mês antes de se afastar me deletando de todas as redes sociais porque a namorada dele não gostava de brasileiras...dedico a vocês, todos os amigos que me toleram principalmente os da comunidade Quero cinema indiano no Brasil que são os que eu perturbo mais...porque o carinho a gente propaga, a tristeza a gente deixa quieta para o tempo curar.


Pode ser que um dia deixemos de nos falar... 
Mas, enquanto houver amizade,
 
Faremos as pazes de novo.
 

Pode ser que um dia o tempo passe...
 
Mas, se a amizade permanecer,
 
Um de outro se há-de lembrar.
 

Pode ser que um dia nos afastemos...
 
Mas, se formos amigos de verdade,
 
A amizade nos reaproximará.
 

Pode ser que um dia não mais existamos...
 
Mas, se ainda sobrar amizade,
 
Nasceremos de novo, um para o outro.
 

Pode ser que um dia tudo acabe...
 
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
 
Cada vez de forma diferente.
 
Sendo único e inesquecível cada momento
 
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.
 

Há duas formas para viver a sua vida:
 
Uma é acreditar que não existe milagre.
 
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.

Albert Einstein








2 comentários:

  1. Alice, que lindo!!

    Sabe como vejo a amizade? Como aquela sensação gostosa de voltar para casa. De aconchego. De família, de ser compreendido, de unidade. Amigos são a família que a gente escolhe. E mesmo que um dia acabe, é inesquecível.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto Alice, parabéns!!

    Existe uma linda canção que fala o que penso sobre amizade:

    O Valor de Um Amigo - Ana Paula Valadão

    Qual o valor de um amigo?
    Escudo do meu coração
    Quem já provou fidelidade?
    Aliança mais forte que o sangue
    Pois escolhe me amar por quem sou
    Seu olhar me diz sempre a verdade
    Para mim você é mais chegado que um irmão

    Amigo, você para mim
    É mais precioso que o ouro
    No mundo de tanto interesse
    Sua amizade pura por mim
    É como esconderijo
    Refugio secreto
    Amigo, tesouro de raro valor

    Quem pode comprar?
    Quem pode pagar
    Pra ter um amigo?

    Não dá pra medir
    Nem pra mensurar
    Qual o valor de um amigo.



    PS: Eu também gosto muito da música Yeh dosti.

    Raquel.

    ResponderExcluir